Crianças impacientes podem desenvolver comportamentos negativos, entenda quais as consequências disso e o que você pode fazer.
Com o mundo cada vez mais rápido e digital, está se tornando comum ver pessoas sofrendo de ansiedade e, ensinar as crianças desde cedo a ter mais paciência é uma forma de combater esse mal.
A ansiedade é um sentimento normal, até que comece a atrapalhar o bem-estar e a participação em algumas atividades da vida de uma criança, pode ser uma situação mais séria, que precisa ser tratada para permitir um desenvolvimento mais completo.
Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber sobre a ansiedade infantil e maneiras de ensinar as crianças a serem mais pacientes! Confira o texto:
O que é e quais os sintomas da ansiedade infantil:
A ansiedade é uma emoção natural, quando em situações desafiadoras ou perigosas, é uma forma do nosso corpo se proteger. Entretanto, quando isso começa a impedir a criança de participar de algumas atividades ou afetar seu bem-estar, é quando a ansiedade se transforma em um transtorno.
Veja os principais sintomas e sinais:
- irritabilidade e/ou agressividade excessiva;
- alterações nos hábitos de sono, como pesadelos frequentes e muito cansaço durante o dia (por dormir mal);
- preocupação constante, sempre com coisas relacionadas ao dia a dia da criança (como escola, amigos, família…);
- impaciência excessiva;
- dificuldade de concentração;
- alterações no apetite, para mais ou para menos;
- queda no rendimento escolar.
É sempre muito importante termos acompanhamento e opinião de um especialista na área de psicologia e psiquiatria infantil para poder diagnosticar corretamente a criança e passar os tratamentos adequados.
A ideia é que, com consciência desses sintomas, você pode estar alerta a mudanças de comportamentos e hábitos, para criar um ambiente seguro, onde as crianças se sintam acolhidas para se comunicar. Afinal, elas podem não entender o que está acontecendo e nem saber como falar sobre isso.
Identificar precocemente transtornos de ansiedade nas crianças e, então, lidar com eles da melhor forma é essencial para evitar repercussões negativas na qualidade de vida e no desenvolvimento dos pequenos.
Outro ponto importante é que, muitas vezes, isso pode ser desenvolvido por alguma situação estressante que a criança passou, como separação dos pais, mudança de escola, por influência do meio e outros.
2 Dicas para ensinar as crianças a ter mais paciência:
1. Apoie e acolha, sem julgar ou reprimir
Se seu filho te procurar para contar algo, ou demonstrar sinais que está sofrendo de ansiedade, é muito importante que você o ajude a enfrentar a questão e mantenha uma comunicação sem julgamentos ou repressão.
Dessa forma, as crianças sempre saberão que podem contar com você para resolver conflitos, por isso, mantenha a calma, aja de modo que traga segurança e incentive ela a expressar suas angústias.
2. Dê o exemplo!
Sempre haverá situações em que você precisará esperar com o seu filho, como em uma ida ao médico ou dentista. Essas situações são ótimas para exercitar a sua paciência e ensinar pelo exemplo!
Mostre para a criança formas que ela pode se distrair durante a espera, como com livros, revista, brinquedos… Deixe claro a importância de esperar e aguardar com calma, que cada pessoa tem a sua vez e seu espaço.
Em um mundo cada vez mais dinâmico, é essencial ensinar paciência para as crianças!