Além de suporte emocional, a doula incentiva um parto humanizado.
É comum que no período da gravidez, principalmente para mamães de primeira viagem, surjam muitas dúvidas e inseguranças. A doula é uma pessoa que agrega na equipe médica e técnica para instruir as mamães nessa fase.
Além disso, dá suporte emocional durante o parto e contínua no pós-parto. A fim de sanar todas as suas dúvidas sobre essa profissional, escrevemos esse artigo!
Quem é a doula?
A doula é uma profissional de assistência ao parto e pós-parto, que agrega a equipe multidisciplinar médica e técnica, sem substituir nenhum profissional durante o parto. Ou seja, médicos, enfermeiras, obstetras e outros devem estar presentes no momento do nascimento do seu nenê.
Normalmente, as doulas não têm conhecimentos em condutas médicas, pois seu foco é na assistência de vínculo, fortalecimento e acolhimento para proporcionar uma experiência mais humanizada de parto.
Qual a sua importância durante o parto?
O foco é tornar o parto uma experiência positiva! Afinal, é o dia em que seu filho vai nascer, esse momento deve ser bonito e é isso que a doula tenta garantir, através de suporte informacional, físico e emocional.
A atuação da doula não é só no dia do parto, mas ela começa já na gestação e se estende no pós-parto. Ela quem olhará individualmente para cada emoção que a mamãe teve durante esse período, oferece acolhimento, escuta ativa e compreende as necessidades e escolhas da mulher.
E durante o parto, essa profissional é a responsável por garantir um ambiente calmo e aconchegante, ajuda a gestante com massagens, posições, exercícios, uso da água como terapia, palavras de conforto e confiança, ações que auxiliarão na diminuição da dor durante esse processo.
Você sabia que o ministério da saúde apoia o trabalho das doulas?
“O apoio da doula, além de melhorar a vivência experimentada pelas mulheres que dão à luz, parecem ter uma influência direta e positiva sobre a saúde das mulheres e dos recém-nascidos. Devem, portanto, ser estimuladas em todas as situações possíveis.”
Existem diversos estudos que mostram o quanto o acompanhamento da doula reduz a duração do trabalho de parto, o uso de medicação para alívio da dor e o número de partos operatórios.
Outro ponto é que mulheres acompanhadas pelas doulas têm menos chances de ter depressão pós-parto e amamentam seus bebês logo nas primeiras seis semanas de vida em maior proporção do que mulheres sem o acompanhamento de doulas.
Vale ressaltar que a doula, apesar de trazer vários benefícios para as gestantes, não substitui o contato com o médico e outros profissionais da saúde! Ela é uma pessoa que complementa a equipe médica, cuidando da mulher com acolhimento emocional, físico e informacional.